terça-feira, 21 de agosto de 2012

                                      A Igreja Católica hoje
atualmente, a igreja católica é um pouco diferente do que era na Idade Média. Hoje ela não tem mais todo aquele poder e não pratica atos de violência. Pelo contrário, posiciona-se em favor da paz, liberdade religiosa e do respeito dos direitos dos cidadãos. O papa autoridade máxima da igreja, pronuncia-se contra as guerras, terrorismo e atos violentos. Defende também a União das pessoas, principalmente dos países mais ricos, na luta contra a pobreza e a miséria.
Os fiéis sempre procuraram por intermédio da fé, a salvação, isso é uma realidade até os nossos dias atuais.
A devoção aos diversos santos também é uma herança medieval, mas devido a diversas religiões que vão surgindo, muitos já não acreditam mais em santos, acreditam apenas em Jesus Cristo como único Salvador.
Um traço muito forte da igreja católica é a crendice em vários santos. Toda igreja católica tem um santo como seu padroeiro.
Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.
                                      O catolicismo na Idade Média

Em meio a desorganização administrativa, econômica e social produzida pelas invasões germânicas e ao esfacelamento do Império romano, praticamente apenas a igreja católica, com Sede em Roma, conseguiu manter-se como instituição.
Consolidando sua estrutura religiosa, a igreja   foi difundido o Cristianismo entre os povos bárbaros, enquanto preservava muitos elementos da cultura greco-latina.
valendo-se de sua crescente influência religiosa, a igreja passou a exercer importante papel em diversos setores da vida medieval, servindo como instrumento de unificação, diante da fragmentação política da sociedade feudal.